Aprender a Aprender

Soft Skills – Habilidades e Competências

As escolas precisam deixar para trás a postura de espaços de replicação de conteúdos, para se tornarem centros de encontro, de compartilhamento de informação, desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

Nossa proposta é ir além do currículo disciplinar e ensinar aos alunos, por exemplo, as chamadas “soft skills”.

Soft skillssão habilidades e competências mais do que nunca importantes em nossa vida pessoal e no mercado de trabalho:

  • se comunicar bem,
  • ser capaz de lidar com problemas complexos,
  • usar ferramentas e métodos para tomar decisões rapidamente,
  • desbloquear o pensamento criativo. 

“Ou seja, todas competências do século XXI, necessárias para se viver num mundo que muda muito rápido”.

Escola do Sucesso

Desenvolvimento de Habilidades Técnicas

  • Pensamento Computacional;
  • Informática Avança associada a Marketing;
  • Informática Avançada associada a Web;
  • Artes associado a Cultura Maker,
  • Direito do Consumidor e Constitucional,
  • Educação Financeira (Poupar Bem e Investir Melhor);
  • Primeiros Socorros

Desenvolvendo o QE – Quociente Emocional

  • Aprender a Aprender
  • Liderança, Comunicação, Oratória;
  • Administração e Negociação de Conflitos;
  • Paradigmas (Aprender, Desaprender e Reaprender);
  • Reprogramação de Hábitos (Anseio, Deixa, Rotina, Recompensa);
  • Criatividade e afetividade
  • Faculdades Mentais (Razão, Memória, Percepção, Vontade, Intuição, Imaginação);

Inteligência Racional x Inteligência Emocional 

Atualmente, as grandes empresas têm valorizado muito as habilidades de Inteligência Emocional.

Daniel Goleman, especialista em Inteligência Emocional, afirma que existem dois tipos de inteligência: 

  • QI – Quociente de Raciocínio Lógico

Determina a capacidade de solucionar questões lógicas e ainda continua sendo uma forma de avaliar a inteligência humana. No entanto, ele vem perdendo seu campo de privilégio

  • QE – Quociente de Inteligência Emocional

Essencial para uma vida plena e para alcançar uma carreira de sucesso. Afinal de contas, de que adianta ser uma pessoa muito inteligente, mas não ser capaz de administrar bem as emoções

Daniel Gole salienta que 20% dos resultados positivos obtidos na vida podem ser atribuídos ao QI, enquanto 80% fica por conta do QE.

Inteligência Emocional

Pilares

1 – Conhecer as próprias emoções

2 – Controlar as emoções

3 – Automotivação

4 – Empatia

5 – Saber se relacionar interpessoalmente

Benefícios em Desenvolver a Inteligência Emocional

– Diminuir os níveis de ansiedade e estresse;
– Melhora nos relacionamentos interpessoais;
– Mais empatia pelo outro; e no equilíbrio emocional;
– Maior clareza nos objetivos, ações e de tomada de decisão;
– Aumento na produtividade e comprometimento com suas metas;
– Maior senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro;
– Aumenta a autoestima e autoconfiança.

Os módulos para desenvolvimento de Habilidades Técnicas e Inteligência Emocional serão disponibilizados exclusivamente no vespertino;

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