Educação inovadora

O que torna uma educação inovadora?

Tecnologias modernas.

Aprendizado participativo.

Soluções diferenciadas.

Podemos dizer que todas as respostas estão corretas, mas há muito mais quando se trata de inovação.

Para falar de educação inovadora é preciso entender o conceito de inovação, que está atrelado à criação de algo novo.

Para além do uso de tecnologias a educação inovadora pressupõe uma mudança de pensamento uma vez que considera o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem.

Tenho algumas sugestões

  • Ambientes Disruptivos;
  • Educação 4.0;
  • Novos Métodos;
  • Reprogramação de Hábitos;
  • Desenvolvimento de Habilidades Técnicas e Comportamentais;
  • Ativar as Faculdades Mentais;

Educação 4.0

Na educação 4.0 o professor deve ser mediador, facilitador para desenvolver a criatividade e descobertas do aluno.

Aliado a isso, as salas de aula passam a ter novas disposições, abrindo espaço para áreas colaborativas e de interação.

O aprendizado enfatiza as habilidades digitais, competências técnicas, socioemocionais e multidisciplinaridade, proporcionando aos alunos maior possibilidade de desenvolver a invenção, solucionar problemas e protagonizar o conhecimento

METODOLOGIAS ATIVAS

  • Metodologias Ativas usam ferramentas diferentes das tradicionais com uma visão inovadora.
  • Os alunos podem participar ativamente do seu processo de construção de aprendizado. Dessa forma, o aluno tem mais autonomia e atuação durante a aula e, como resultado, a escola se torna mais interessante e dinâmica.
  • Desse modo, as opiniões do aluno, seus pensamentos prévios e até suas dúvidas se tornam mais valorizados e se tornam o ponto de partida para o desenvolvimento do saber.

 

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